By: in9web | Nathan
terça-feira , 7 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Venezuela fortalece aliança com a Rússia
Internacional

Venezuela fortalece aliança com a Rússia



O Parlamento da Venezuela aprovou nesta quinta-feira (18), em primeira discussão, um projeto de associação estratégica e de cooperação entre o país sul-americano e a Rússia, que deverá passar por uma segunda discussão para se tornar lei nacional.

“Fica aprovado por unanimidade o acordo e o tratado em primeira discussão para se tornar, ao ser aprovado em segunda discussão, lei da República”, disse o presidente da Casa, Jorge Rodríguez, aliado do ditador Nicolás Maduro.

A chamada Lei Aprovatória do Tratado de Associação Estratégica e Cooperação entre Venezuela e Rússia foi apresentada pelo deputado chavista Roy Daza, que ressaltou que o projeto é proposto em um contexto que “tem a ver com o novo momento da geopolítica do mundo”.

O texto reúne a proposta de um “aspecto muito importante”, segundo o deputado, que é o “caráter irreversível do processo de estabelecimento de uma ordem mundial justa, sustentável, multipolar, baseada no direito na soberania e na igualdade dos Estados”.

Isso significa, de acordo com o parlamentar, “a rejeição às políticas hegemônicas do imperialismo” e a “cooperação nos assuntos internacionais”, uma referência aos Estados Unidos.

Além disso, o tratado “impõe” em matéria de cooperação um “diálogo político de alto nível”, assim como o “direito internacional, o respeito à soberania, o arranjo pacífico das controvérsias, o respeito aos direitos humanos e à autodeterminação dos povos”, continuou o autor do projeto de lei.

Daza afirmou que o tratado é assinado pelos ditadores de Rússia e Venezuela, Vladimir Putin e Nicolás Maduro, respectivamente. “É uma mensagem de paz, é uma mensagem de soberania, é uma mensagem da força do povo venezuelano”, declarou o chavista.

O projeto de lei foi aprovado em um contexto de crescente tensão pelo envio de navios e militares dos EUA ao mar do Caribe com o argumento de combater, segundo a Casa Branca, o narcotráfico proveniente da Venezuela.

Caracas, por outro lado, alega ser uma tentativa de propiciar uma “mudança de regime” no país sul-americano, algo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta quinta-feira.

Venezuela exibe caças de fabricação russa

A Venezuela iniciou seus exercícios militares com duração de três dias em uma ilha caribenha, reunindo mais de 2.500 soldados e equipamentos para manobras terrestres, aéreas e marítimas.

O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, informou que dozes navios de guerra de várias classes, 22 aeronaves e cerca de 20 barcos participarão dos exercícios em La Orchila nos próximos dias.

A Venezuela também vem exibindo caças de fabricação russa com mísseis antinavios, de forma separada, desde o aumento das tensões com os Estados Unidos.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Greta acusa Israel de tentar “eliminar” população de Gaza

A ativista sueca Greta Thunberg acusou Israel de “tentar eliminar” toda uma...

Internacional

Tarifa dos EUA a caminhões estrangeiros começa em novembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (6) que...

Internacional

Mais de 50% dos judeus americanos relatam antissemitismo

A ONG Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira...

Internacional

Trump retira ex-presidente do Paraguai da lista da Magnitsky

O governo Donald Trump suspendeu as sanções financeiras impostas pelo governo Joe...