By: in9web | Nathan
terça-feira , 7 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Trump volta a ameaçar países do Brics com tarifas de 100%
Economia

Trump volta a ameaçar países do Brics com tarifas de 100%


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu na noite desta quinta-feira (30) em sua rede social Truth Social as ameaças tarifárias para desencorajar os países do Brics em seus planos de substituição do dólar americano nas negociações.

“A ideia de que os países do Brics estão tentando se afastar do dólar, enquanto nós ficamos assistindo de braços cruzados, ACABOU”, escreveu Trump.

O presidente afirmou que seu governo “exigirá” um compromisso desses países, que ele classificou como “aparentemente hostis”, de que não criarão uma nova “moeda dos Brics” ou apoiarão qualquer outra moeda para substituir o “poderoso dólar americano”.

“Caso contrário, enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia americana”, declarou o presidente dos EUA.

Trump acrescentou que “não há chance de que os [países do] Brics substituam o dólar americano no comércio internacional, ou em qualquer outro lugar, e qualquer país que tente acenará para as tarifas e dirá adeus à América!”.

Em seu primeiro dia na Casa Branca, Trump ameaçou impor tarifas de 25% ao México e ao Canadá – seus dois maiores parceiros comerciais, com quem assinou o acordo comercial T-MEC – neste sábado (1º), em retaliação ao fluxo de fentanil e à migração ilegal na fronteira.

Publicação do presidente americano Donald Trump em sua conta na rede social Truth Social. Crédito: Reprodução/Truth Social/@realDonaldTrump

O presidente também indicou que novas tarifas podem ser aplicadas contra a China, citando o envio de fentanil ao território americano. No entanto, não detalhou os percentuais que serão impostos ao país asiático.

Dias após tomar posse, Trump demonstrou a eficácia de suas tarifas como ferramenta de pressão em uma breve crise diplomática com a Colômbia, após o país rejeitar voos de deportação de migrantes, que finalmente aceitou após a ameaça de imposição de tarifas de 25% a 50%.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Governo culpa “pejotização” por prejuízo de R$ 44 bilhões à Previdência e ao FGTS

O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, trouxe números para a perda...

Economia

Congresso pode desidratar medida que sobe taxação

O Congresso Nacional pode ser uma pedra no sapato do governo de...

Economia

ascensão e queda do Rei da Soja

O ano de 2025 marca uma década da morte de Olacyr de...

Economia

MPs estouram teto remuneratório para 98% dos promotores e procuradores

A maioria absoluta dos promotores e procuradores do Ministério Público (MP) recebeu...