By: in9web | Nathan
sábado , 25 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Esportes O fascínio pela bola – 25/10/2025 – Tostão
Esportes

O fascínio pela bola – 25/10/2025 – Tostão


A nova bola, a da Copa do Mundo de 2026, já tem nome: Trionda. É belíssima, bem diferente das dos anos 60 e 70, quando eu jogava. Em uma de suas deliciosas e inesquecíveis crônicas, Luis Fernando Verissimo contou que o menino ao ganhar uma bola de presente do pai perguntou: “Não tem manual de instrução?”.

Uma bola oficial, profissional, possui uma circunferência de 68 centímetros a 70 cm e um peso de 410 gramas a 450 g. Para alguns jogadores a bola fica mais pesada. O importante é tratá-la bem. Virou um clichê dizer que a bola procura o craque, o artilheiro. É ele que sabe antes dos outros aonde a bola vai chegar. Como sabe? Sabendo. A fantasia do craque transita pelo espaço imaginário entre a brincadeira e a seriedade.

Antes de gostar de futebol, a criança fica fascinada pela bola, pelo formato redondo. A bola deve ter surgido antes da roda. A forma esférica sempre fascinou as pessoas e está presente em todos os lugares, na natureza e na criatividade humana, como na obra do genial Leonardo da Vinci.

Segundo a teoria do Big Bang, a vida começou com uma bola de fogo. O químico inglês Harold Kroto ganhou o Premio Nobel em 1996 pela descoberta de uma forma molecular para o carbono, o fulereno, que tem o formato esférico. O mundo é uma bola.

Em junho do próximo ano, a bola vai rolar na Copa do Mundo, no México, no Canadá e nos EUA, se o reizinho Trump deixar. A seleção mais elogiada, a que trata de maneira melhor a bola, é a da Espanha, pelo talento individual e pela estratégia de domínio da bola e muita troca de passes, com eficiência.

Lamine Yamal, Pedri e Rodri —se o último recuperar a qualidade após uma longa ausência por contusão— estão entre os melhores do mundo. Há outros ótimos jogadores. Além de Espanha, Argentina, França, Portugal, Brasil, Inglaterra e Alemanha estão entre as candidatas ao título. Todas, incluindo a Espanha, possuem limitações em uma ou mais posições.

O futebol está cada dia mais ofensivo, prazeroso e com muitos gols. No meio de semana, houve muitas goleadas e excelentes partidas pela Liga dos Campeões. As equipes são intensas, compactas, adiantam a marcação e pressionam para recuperar a bola mais perto do outro gol.

Porém, há sempre um porém, às vezes deixam muitos espaços nas costas dos defensores para o contra-ataque. Não é raro jogos com muitos gols para os dois lados. Os times, cada vez mais, atuam com apenas um volante centralizado. Um ou dois meio-campistas marcam, constroem e atacam.

As equipes brasileiras ainda são hesitantes, sem saber se pressionam na marcação ou se recuam e tomam mais cuidados defensivos. A maioria ainda atua com dois volantes em linha que raramente avançam –como o Flamengo jogou contra o Racing, com Jorginho e Pulgar, mesmo sendo no Maracanã, na vitória por 1 a 0.

Existe também um temor excessivo de atuar com os defensores mais adiantados. Na derrota sofrida pelo Palmeiras contra a LDU por 3 a 0, havia enormes espaços entre os setores, pois os zagueiros jogavam muito recuados, quase dentro da área, deixando um vazio no meio-campo para o adversário ficar com a bola, trocar passes e chegar ao gol.

Nada está decidido. Não há mais favorito. Não ficarei mais surpreso se Racing e LDU disputarem o título da Libertadores.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Aos 125 anos, Ponte Preta alcança seu primeiro título nacional – 25/10/2025 – Esporte

Este 25 de outubro de 2025 ainda não acabou, mas já faz...

Esportes

Flávia Saraiva vai bem na trave, mas termina em 4º no Mundial de Ginástica

VITÓRIA DE GÓESBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – No último dia de finais do...

Esportes

A final brasileira da Libertadores subiu no telhado – 25/10/2025 – Juca Kfouri

Tudo se encaminhava para mais uma final brasileira na Libertadores, pelo menos...

Esportes

Ex-Santos que quase perdeu perna após grave lesão se aposenta aos 37 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante Maikon Leite, que acumula passagens...