By: in9web | Nathan
terça-feira , 7 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Israel transmitiu discurso de Netanyahu em Gaza para reféns
Internacional

Israel transmitiu discurso de Netanyahu em Gaza para reféns


O discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ocorrido na última sexta-feira (26) nas Nações Unidas, foi transmitido na Faixa de Gaza, através de alto-falantes posicionados para que os reféns que permanecessem sequestrados pelo grupo terrorista Hamas pudessem escutar.

A informação foi confirmada pelo próprio premiê durante seu discurso na na 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, quando afirmou que “cercou Gaza com enormes alto-falantes ligados a esse microfone na esperança de que nossos queridos reféns ouçam minha mensagem.”

No momento desse anúncio, o líder israelense, em hebraico, direcionou uma mensagem aos cativos. “Nossos bravos heróis — Aqui é o Primeiro-Ministro Netanyahu, falando ao vivo das Nações Unidas. Não nos esquecemos de vocês. Nem por um segundo. O povo de Israel está com vocês. Não vacilaremos e não descansaremos até que todos vocês voltem para casa”.

Netanyahu destacou ainda que “graças aos esforços especiais da inteligência israelense”, seu discurso também foi transmitido “ao vivo para os celulares dos moradores de Gaza”.

Após o discurso do premiê, seu gabinete confirmou a transmissão para o enclave, mas apontou que o governo “instruiu os órgãos civis, em coordenação com as Forças de Defesa de Israel (IDF), a colocar alto-falantes em caminhões apenas no lado israelense da fronteira de Gaza”.

Entretanto, parte da imprensa israelense, como o jornal Times of Israel relatou que alguns dos alto-falantes — montados em caminhões e guindastes — foram levados para postos do exército dentro do enclave, de acordo com o próprio exército.

Um reservista, citado pelo canal i24 News, afirmou ter sido acordado na manhã de sexta-feira para uma missão de escolta de caminhões com alto-falantes: “Não sabíamos o verdadeiro motivo, apenas nos disseram que era para movimentar a população. Pediram que fosse o mais próximo possível dos civis.”

Ainda de acordo com a imprensa israelense, inicialmente, o exército foi contrário à ordem do governo alegando que a missão poderia pôr em risco a vida de soldados — mas cumpriu.

“Não destruam a esperança deles”, pede mãe de refém

A informação da transmissão do discurso do premiê foi recebida e comentada por diversos familiares de cativos. Anat Angrest, mãe de Matan Angrest, sequestrado pelo Hamas, pediu para que o governo “não destrua a esperança” dos reféns.

Protesto pela volta dos reféns. (Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN)

“Meu Matan e outros reféns podem ouvir vocês hoje. Qualquer frase que não seja ‘Vim aos EUA para assinar um acordo que levará todos de volta para casa’ é uma forma de abuso psicológico para eles. Não destruam a esperança deles, se é que ainda têm alguma.”

Lishay Miran-Lavi, marido de Omri Miran, também em posse do Hamas, afirmou nas redes sociais:

“Se vocês já estiverem instalando alto-falantes, gostaria que passassem minha gravação para Omri, para que eu possa dizer a ele e a todos os reféns e soldados, em voz alta, que a nação de Israel está lutando por eles e que uma maioria decisiva quer um acordo que os leve de volta para casa e ponha fim aos combates. E que não temos intenção de desistir. Vocês concordam?”, acrescentou.

Terroristas na Faixa de Gaza mantêm 48 reféns, 26 dos quais foram declarados mortos pelas autoridades israelenses, incluindo um soldado morto em 2014.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Mais de 50% dos judeus americanos relatam antissemitismo

A ONG Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira...

Internacional

Trump retira ex-presidente do Paraguai da lista da Magnitsky

O governo Donald Trump suspendeu as sanções financeiras impostas pelo governo Joe...

Internacional

Trump elogia Lula e diz que pretende “fazer negócios” com o Brasil

Em coletiva na Casa Branca nesta segunda-feira (6), o presidente dos Estados...

Internacional

Hamas tem escolha entre paz de Trump e “aniquilação total”

No dia 7 de outubro de 2023, quando matou 1,1 mil pessoas...