A russa Angelina Melnikova, que compete sob bandeira neutra, sagrou-se campeã mundial do concurso geral de ginástica artística pela segunda vez em sua carreira, nesta quinta-feira (23), em Jacarta.
A ginasta de 25 anos, já coroada em 2021, foi autorizada a competir neste Mundial, mas sua neutralidade foi recentemente questionada pela Ucrânia, que suspeita de sua proximidade com o poder russo.
Na ausência da americana Simone Biles e da brasileira Rebeca Andrade, entre outras estrelas, Melnikova dominou o concurso com 55,066 pontos.
Superou por um décimo a americana Leanne Wong (54,966 pontos), prata, enquanto a chinesa Zhang Qingying (54,633 pontos) ficou com o bronze.
Melnikova faz assim um retorno triunfal à cena mundial. Foi campeã mundial do concurso geral em 2021, alguns meses depois de ter conquistado o ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Depois desapareceu das grandes competições internacionais devido à suspensão da Rússia após a invasão da Ucrânia.
A neutralidade de Melnikova é questionada pela Ucrânia, que denuncia que ela tem licença do CSKA, clube do Ministério da Defesa russo.
No final de maio, ela se apresentou às primárias do partido Rússia Unida, vencendo a eleição sem aderir formalmente ao partido. Depois anunciou nas redes sociais que renunciava por não poder conciliar seus treinos esportivos com uma campanha eleitoral.
Também é criticada por ter apoiado o conflito na Ucrânia em suas redes sociais.
Deixe um comentário