Max Verstappen, da Red Bull, dominou o GP dos Estados Unidos, disputado neste domingo (19) no Circuito das Américas, em Austin, nos Texas. O holandês largou na pole position e liderou a prova do início ao fim, superando com vantagem o segundo colocado, o britânico Lando Norris, da McLaren. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a corrida em 18º, a penúltima posição. O brasileiro teve dificuldades durante todo o fim de semana, largou em 16º e não fez uma boa prova.
Com a vitória, Verstappen chega a 306 pontos —40 a menos que o líder do Mundial de Pilotos, o australiano Oscar Piastri, que tem 346— e entra na briga pelo título na reta final da temporada. Norris, o segundo colocado, tem 332 pontos.
A temporada tem mais cinco GPs —México, Brasil, Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi— e o vencedor de cada prova recebe 25 pontos no Mundial de Pilotos.
Com a hegemonia de Verstappen em Austin, a ação da corrida se concentrou no duelo pela segunda posição. Leclerc, que largou em terceiro, ultrapassou Norris na largada. Com um carro mais lento que o de Norris, o piloto da Ferrari aguentou a pressão até a 21ª volta, quando levou a ultrapassagem.
Leclerc fez seu pit stop antes antes e conseguiu galgar posições na segunda metade da prova, retomando a segunda posição. A cinco voltas do final, porém, Norris fez uma nova ultrapassagem sobre o adversário e garantiu o segundo lugar no pódio.
A próxima etapa da temporada, na Cidade do México, será disputada no próximo domingo (26).
Mais cedo neste domingo, foi anunciada a extensão do contrato do GP dos Estados Unidos —a prova no Circuito das Américas está assegurada no calendário da F1 até 2034. O circuito abriga provas da categoria desde 2012.
Resultado do GP dos Estados Unidos
1 – M. Verstappen (HOL, Red Bull)
2 – L. Norris (GBR, McLaren)
3 – C. Leclerc (MON, Ferrari)
4 – L. Hamilton (GBR, Ferrari)
5 – O. Piastri (AUS, McLaren)
6 – G. Russell (GBR, Mercedes)
7 – Y. Tsunoda (JAP, Red Bull)
8 – N. Hülkenberg (ALE, Sauber)
9 – O. Bearman (GBR, Haas)
10 – F. Alonso (ESP, Mercedes)
–
18 – G. Bortoleto (BRA, Sauber)
Mundial de pilotos
1 – O. Piastri (AUS, McLaren) – 346 pontos
2 – L. Norris (GBR, McLaren) – 332 pontos
3 – M. Verstappen (HOL, Red Bull) – 306 pontos
–
18 – G. Bortoleto (BRA, Sauber) – 18 pontos
Deixe um comentário