By: in9web | Nathan
domingo , 26 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Esportes Ex-campeão mundial é investigado após morte de jogador americano
Esportes

Ex-campeão mundial é investigado após morte de jogador americano



A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) abriu uma investigação por assédio moral contra o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik, após a morte do grande mestre americano Daniel Naroditsky, de 29 anos. A entidade confirmou nesta semana que apura a conduta do enxadrista russo, que vinha acusando Naroditsky de trapacear em partidas online.

Naroditsky era um dos nomes mais populares do xadrez digital, conhecido por suas transmissões ao vivo e aulas em plataformas como a Twitch e o YouTube. Sua morte repentina foi anunciada na segunda-feira (20) pela família, em nota divulgada pelo Charlotte Chess Center, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi revelada.

Nos últimos meses, Kramnik, que foi campeão mundial entre 2000 e 2007, fez diversas publicações nas redes sociais insinuando que o jogador americano utilizava trapaças em partidas virtuais, mas sem apresentar provas. As acusações foram negadas por Naroditsky, que chegou a comentar em sua última transmissão o impacto psicológico das críticas feitas pelo ex-campeão.

“Desde o incidente com Kramnik, sinto que, se começo a me sair bem, as pessoas assumem as piores intenções”, afirmou Naroditsky na ocasião. “O problema é o efeito persistente disso.”

Após a morte do jovem mestre, Kramnik negou qualquer responsabilidade e disse, em publicação na rede X, esperar que “a verdade real sobre as circunstâncias e causa desta tragédia seja revelada, apesar das tentativas de escondê-la”.

O presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, declarou à CNN que as acusações de Kramnik foram “imprudentes e infundadas”. O russo, por sua vez, classificou a investigação da entidade como “insultuosa” e “injusta”, acusando a FIDE de promover “uma campanha de assédio” contra ele e sua família.

Outros grandes nomes do xadrez se manifestaram após o caso. O pentacampeão mundial Magnus Carlsen considerou a conduta de Kramnik “horrível”, enquanto o número dois do mundo, Hikaru Nakamura, chamou a campanha de “absurda e insana”.

A investigação da FIDE segue em andamento, e a comunidade enxadrística internacional acompanha com choque e indignação os desdobramentos da tragédia.

Leia Também: Ex-Santos que quase perdeu perna após grave lesão se aposenta aos 37 anos



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Aos 125 anos, Ponte Preta alcança seu primeiro título nacional – 25/10/2025 – Esporte

Este 25 de outubro de 2025 ainda não acabou, mas já faz...

Esportes

Flávia Saraiva vai bem na trave, mas termina em 4º no Mundial de Ginástica

VITÓRIA DE GÓESBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – No último dia de finais do...

Esportes

A final brasileira da Libertadores subiu no telhado – 25/10/2025 – Juca Kfouri

Tudo se encaminhava para mais uma final brasileira na Libertadores, pelo menos...

Esportes

Ex-Santos que quase perdeu perna após grave lesão se aposenta aos 37 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante Maikon Leite, que acumula passagens...