A escolha de Marco Rubio como negociador das tarifas dos EUA para o Brasil foi elogiada por dois filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) em suas contas na rede social X.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) classificou a escolha do secretário de Estado pelo presidente americano, Donald Trump, como um “golaço” para conduzir as negociações sobre as tarifas impostas ao Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Comentando a notícia, ele afirmou que isso “não complica o Brasil, complica o regime”. Eduardo ainda disse que a definição de Rubio para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um “golaço”, após um telefonema entre os presidentes nesta segunda-feira (6).
O contato telefônico foi o primeiro desde o encontro de ambos na assembleia da ONU, em Nova York, onde foi combinado um diálogo futuro. Eduardo acrescentou que Rubio “conhece bem a América Latina” e “não entraria” na conversa de judiciário independente.
Desde os EUA, Eduardo tem articulado a defesa de seu pai nas acusações por suposta tentativa de golpe de Estado e outros crimes, e pode enfrentar um processo de cassação de seu mandato.
Trump elogia Lula
Em coletiva na Casa Branca, o presidente dos EUA declarou que o diálogo com Lula foi “muito bom” e que o presidente do Brasil é “um bom homem”.
“Foi um grande dia. Nós nos demos bem e tivemos uma ótima conversa”, disse Trump.
O republicano afirmou que pretende estreitar as relações econômicas com o Brasil
Flávio minimiza efeitos práticos da conversa
O filho mais velho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), entendeu que o contato entre Lula e Trump compromete o argumento de que não havia diálogo com os Estados Unidos, mas minimizou os efeitos práticos.
De acordo com ele, a interlocução com Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, representa uma oportunidade de conversar “com alguém que entende os prejuízos do socialismo”.
Para Flávio, no entanto, “Lula continua sendo quem mais taxa o povo brasileiro”, e que, apesar da conversa com Washington, “nada mudou”.
Sóstenes Cavalcante fala em “jogada de craque” de Trump
Importante liderança da direita, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) chamou a nomeação de Trump de “jogada de craque” e um “recado direto ao Planalto”.
Em publicação no X, afirmou que “agora está claro: o erro é de Lula” e que “o jogo está escancarado”, referindo-se ao impasse entre os países.
Deixe um comentário