By: in9web | Nathan
terça-feira , 7 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Coreia do Norte diz que “nunca” abrirá mão de armas nucleares
Internacional

Coreia do Norte diz que “nunca” abrirá mão de armas nucleares



Em discurso nesta segunda-feira (29) na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o vice-ministro das Relações Exteriores da ditadura da Coreia do Norte, Kim Son Gyong, disse que o regime comunista “nunca” abrirá mão de ter armas nucleares.

No seu pronunciamento, o vice-chanceler norte-coreano disse que atualmente “as normas e a ordem internacionais estabelecidas e consolidadas com a fundação da ONU são desrespeitadas e a soberania dos Estados é violada abertamente como nunca antes”.

Em seguida, Kim alfinetou os Estados Unidos. “A guerra tarifária indiscriminada contra o mundo inteiro mergulhou a economia mundial no pântano da estagnação e da instabilidade”, afirmou, em referência às taxas impostas pela gestão Donald Trump a outros países.

“Até mesmo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, comprometida com a eliminação da desigualdade e da pobreza e com a garantia da dignidade humana em todo o mundo, é negada por não atender aos interesses de um único país. Esta é a dura realidade”, acrescentou.

Kim entrou no tema nuclear ao afirmar que “a atual situação objetiva de segurança da Península Coreana enfrenta sérios desafios como nunca antes”.

“As alianças militares EUA-Coreia do Sul, EUA-Japão e o sistema de cooperação militar trilateral EUA-Japão-Coreia do Sul, visando diretamente a República Popular Democrática da Coreia [nome oficial do regime comunista norte-coreano], evoluem rapidamente para um bloco militar mais ofensivo e agressivo, com elementos nucleares nele contidos. Enquanto isso, os exercícios de guerra e o reforço militar contra o nosso Estado estão quebrando todos os recordes anteriores em termos de escala, natureza, frequência e escopo”, afirmou, alegando que os testes de armas e as provocações militares da Coreia do Norte visam apenas manter um “equilíbrio de poder” na Península Coreana.

“Jamais abriremos mão da [opção] nuclear, que é nossa lei de Estado, política nacional e poder soberano, bem como o direito à existência. Em nenhuma circunstância abandonaremos esta posição”, disse Kim.

Segundo a coalizão de ONGs Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican, na sigla em inglês), a Coreia do Norte hoje tem 50 ogivas nucleares.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Trump diz que teve “ótima” conversa com Lula e sinaliza encontro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta segunda-feira (6), após...

Internacional

Aliado de Milei renuncia a comissão e candidatura após escândalo

O deputado José Luis Espert, aliado do presidente da Argentina, Javier Milei,...

Internacional

Greta acusa Israel de tentar “eliminar” população de Gaza

A ativista sueca Greta Thunberg acusou Israel de “tentar eliminar” toda uma...

Internacional

Tarifa dos EUA a caminhões estrangeiros começa em novembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (6) que...