By: in9web | Nathan
domingo , 2 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia 6 em cada 10 motoristas de Uber não querem carteira assinada, segundo Datafolha
Economia

6 em cada 10 motoristas de Uber não querem carteira assinada, segundo Datafolha



Uma pesquisa Datafolha, realizada a pedido da empresa Uber e divulgada na quinta-feira, mostra que 6 em cada 10 motoristas do aplicativo não querem ter carteira assinada. O instituto ouviu 1,8 mil profissionais entre maio e agosto deste ano, nas cinco regiões brasileiras; a pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e 95% de nível de confiança. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Mesmo se mantivessem a renda líquida atual, 54% dos motoristas entrevistados não aceitariam passar para o regime de carteira assinada, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho. Metade deles afirmou que, se a Justiça forçasse a adoção de vínculo empregatício pela CLT aos motoristas de aplicativo, deixariam a atividade para procurar outro tipo de trabalho autônomo; outros 34% responderam que tentariam ser registrados pelos aplicativos para os quais trabalham. Quando casos envolvendo o reconhecimento de vínculo empregatício chegam aos tribunais, a Justiça do Trabalho costuma dar decisões obrigando o registro, mas o STF tem cassado essas decisões; agora, a corte julga um caso que terá repercussão geral e deverá pacificar de vez a questão. A insegurança jurídica causa apreensão em 56% dos entrevistados.

VEJA TAMBÉM:

A liberdade para escolher quando trabalhar é apontada como motivação por 93% dos motoristas – a autonomia é mais valorizada que eventuais benefícios que viriam com a carteira assinada, como FGTS e 13.º salário. Já entre as preocupações, a manutenção do veículo, citada por 49%, supera o medo de assaltos (37%) ou a possibilidade de ficar sem renda em caso de acidente (36%). Embora recusem a intermediação estatal por meio da carteira assinada, os motoristas gostariam de ajuda governamental, na forma de subsídios ou linhas especiais de financiamento, para trocar ou adquirir veículos – essa é a prioridade para 52% dos entrevistados.

A pesquisa também traçou um perfil dos motoristas: 92% são homens, 90% são chefes de família e 55% têm nos aplicativos a única fonte de renda. Pouco mais de dois terços dos entrevistados têm renda de até dois salários mínimos, e uma parcela ainda maior (72%) pretende continuar dirigindo apesar da remuneração baixa.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

China vai dar autorização especial ao Brasil para imporat chips

Fabricantes brasileiros do setor automotivo poderão receber uma autorização especial do governo...

Economia

Brasil deve propor aumento de fluxo comercial em acordo com Trump

O governo Lula discute internamente que propostas pode fazer a Donald Trump...

Economia

Reforma tributária e novas regras de investimentos

O cenário econômico brasileiro se agita com mudanças profundas que podem afetar...

Economia

entenda por que passagens aéreas podem subir

A aprovação da bagagem grátis pela Câmara na terça-feira (28) pode encarecer as viagens aéreas para...