By: in9web | Nathan
terça-feira , 7 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Hamas diz que “estuda” plano de Trump para Gaza
Internacional

Hamas diz que “estuda” plano de Trump para Gaza



O Hamas se manifestou nesta terça-feira (30) sobre o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Faixa de Gaza, dizendo que está “estudando” a proposta com outras facções do enclave.

Em declarações à agência Associated Press (AP), o grupo terrorista não deixou claro quando irá apresentar sua resposta. Em contrapartida, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e aliados europeus de Washington já expressaram apoio ao plano americano.

A proposta apresentada por Trump nesta segunda-feira prevê, entre outros pontos, o desarmamento e a rendição total do Hamas em troca do fim da longa guerra. Ainda, o grupo terrorista não poderá fazer parte de um governo de transição.

Netanyahu pontuou após o anúncio que o plano americano coincide com os cinco princípios que seu governo estabeleceu para pôr fim à guerra. Estes princípios, de acordo com ele, são a libertação dos reféns, o desarmamento do Hamas, a desmilitarização de Gaza, o controle israelense sobre a segurança do enclave e um governo para a Faixa do qual o Hamas não faça parte.

O primeiro-ministro afirmou também que a Autoridade Palestina, que governa partes da Cisjordânia, não pode ter papel no futuro de Gaza sem antes ser submetida a uma “reforma radical”.

A autoridade israelense enfatizou que, caso o Hamas rejeite a proposta americana, o país manterá suas operações em Gaza até “terminar o trabalho”, referindo-se ao extermínio do Hamas.

Netanyahu diz que não firmou posição sobre reconhecimento de Estado palestino com Trump

Netanyahu afirmou nesta terça-feira, em um vídeo publicado em suas redes sociais, que não acertou durante o encontro que teve com Trump o estabelecimento de um Estado palestino.

No vídeo, o premiê insistiu que Israel “assumirá a responsabilidade pela segurança” da Faixa de Gaza, “incluindo um perímetro de segurança”. Ele também voltou a enfatizar que nem o Hamas nem a Autoridade Nacional Palestina (ANP) farão parte da administração civil que assumirá o governo após o fim da guerra.

O acordo de paz americano para Gaza, apresentado por Trump na Casa Branca junto ao premiê israelense, contempla a criação de um governo de transição sem a presença do Hamas e tutelado pelo republicano, a desmilitarização da Faixa e também a possibilidade de negociar no futuro um Estado palestino.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Trump diz que teve “ótima” conversa com Lula e sinaliza encontro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta segunda-feira (6), após...

Internacional

Aliado de Milei renuncia a comissão e candidatura após escândalo

O deputado José Luis Espert, aliado do presidente da Argentina, Javier Milei,...

Internacional

Greta acusa Israel de tentar “eliminar” população de Gaza

A ativista sueca Greta Thunberg acusou Israel de “tentar eliminar” toda uma...

Internacional

Tarifa dos EUA a caminhões estrangeiros começa em novembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (6) que...