By: in9web | Nathan
terça-feira , 7 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Pimenta acusa Governo do RS de promover Eduardo Leite em vídeo sobre reconstrução do estado – 15/05/2025 – Brasília Hoje
Política

Pimenta acusa Governo do RS de promover Eduardo Leite em vídeo sobre reconstrução do estado – 15/05/2025 – Brasília Hoje

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acionou o MPF (Ministério Público Federal) contra o Governo do Rio Grande de Sul sob a alegação de que documentário recém-lançado sobre a reconstrução do estado após as enchentes de 2024 tem “nítido caráter de promoção pessoal e pré-campanha eleitoral” de Eduardo Leite (PSD).

De acordo com o petista, a peça “Todos Nós por Todos Nós” dedica mais de 9 de seus 42 minutos de duração “exclusivamente” à figura do governador gaúcho, “em registro laudatórios, inclusive em momentos de acolhimento com colete da Defesa Civil”.

Leite, que trocou o PSDB pelo PSD na semana passada, se coloca como pré-candidato à Presidência da República em 2026.

“A simultaneidade da exibição do ‘documentário’ com o lançamento da pré-candidatura reforça a finalidade eleitoral disfarçada de interesse institucional”, afirma Pimenta, que pede à Procuradoria a abertura de inquérito civil pública para investigar o caso. A exibição inaugural do documentário ocorreu no dia 29 de abril.

Ex-ministro extraordinário pela reconstrução do RS, Pimenta citou no pedido de apuração ao MPF “indícios de que verbas federais podem ter sido utilizadas na produção e divulgação do documentário”.

Em especial, anotou o representante do PT, empenho de R$ 28 milhões sob a rubrica “Serviços de Publicidade”, sem “informação clara sobre os contratos, objetos e cronogramas”, segundo relatório mensal de acompanhamento orçamentário e financeiro o Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), abastecido com recursos da suspensão da dívida com a União.

Procurado, o governo do RS afirmou em nota que “os questionamentos e falas de políticos de oposição a respeito da obra têm distorções com nítido caráter eleitoreiro”.

“Seguimos prezando pela clareza, responsabilidade e transparência na comunicação com a população gaúcha”, disse o comunicado da Secretaria Estadual de Comunicação.

O órgão afirmou ainda que o documentário foi produzido pela “equipe interna da Secom [Secretaria Estadual de Comunicação], com imagens do Departamento de Jornalismo”.

“Não foram empregados recursos da reconstrução no documentário. Toda a produção foi realizada pela equipe própria da Secom”, diz.

“Os R$ 28 milhões que aparecem no demonstrativo do Plano Rio Grande se referem a uma campanha mercadológica de retomada do turismo, setor severamente afetado pelas enchentes, quando da reativação do aeroporto Salgado Filho.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Sindicatos criticam Israel por impedir ajuda a Gaza – 02/10/2025 – Painel

Nove centrais sindicais divulgaram nesta quinta-feira (2) uma nota na qual repudiam...

Política

Projeto da Câmara sobre STF esbarra em limite a partidos – 02/10/2025 – Poder

Aprovado nesta terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça e de...

Política

Aécio volta à presidência do PSDB e busca reerguer partido – 02/10/2025 – Painel

O deputado federal Aécio Neves (MG) assumirá a presidência nacional do PSDB...

Política

Vereadora do PSOL aciona Nunes na Justiça por canabidiol – 02/10/2025 – Painel

A vereadora Amanda Paschoal (PSOL-SP) protocolou nesta quarta-feira (1º) uma representação na...